img-Como Medir o ROI do Marketing Digital
Um dos dilemas enfrentado pelas organizações é que elas não têm um modelo real para a identificação do retorno sobre o investimento – o que abreviamos para ROI, para dados que dispõem ou necessitam. Enquanto um item individual de informações pode ser armazenado a um custo relativamente pequeno, a ele deve ser acrescentado o investimento continuado, mais substancial, relativo à coleção ou aquisição de dados primários ou secundários das métricas as quais necessita. As empresas necessitam de dados que consigam estruturar e principalmente identificar os dados centrais essenciais para a consecução das metas da empresa em questão.
Isso permitirá que demonstre o valor agregado de suas ações de Marketing Digital.

Diante dessa necessidade em mostrar o resultado, listamos os ROIS mais frequentes e que você deve analisar de forma segmentada.

 

Medir o ROI de SEO

Assim como em todos os segmentos, com o Marketing Digital não é diferente na apresentação de resultados. Quando uma empresa busca profissionais ligados a SEO, pressupõe que ela quer aumentar as visitas orgânicas ao seu site. Com isso, como medir essas Informações de dados?
Antes de mais nada é importante analisar qual é o Ticket médio do cliente, ou seja, quanto vale o produto ou serviço para que então, a partir daí, consiga fazer uma conta simples de regra de 3.

Listamos algumas métricas  importantes para a tabulação. Vejamos nesse link como medir o ROI de SEO:

 

1 – Backlinks

É fundamental em uma campanha de SEO ter links de qualidade apontando para o seu site. Sabendo disso, torna-se importante que seja estabelecida uma meta escalável para  atingir uma quantidade “X” de links por mês e, em um GAP de 6 meses almejar o resultado inicial.

 

2 – Aumento de impressões

Primeiramente devemos saber o que são impressões. Nada mais é do que a quantidade de vezes que seu site aparece na SERP ou foi entregue ao usuário, sempre que seu site é mostrado ou exibido no Google. Vale ressaltar que as impressões não são únicas e esta sua url pode ser vista pelo mesmo usuário mais de uma vez.

 

3 – Posições
Um dos fatores principais em se medir a evolução de um grupo de palavra-chave é entender como o usuário está se comportando ou até mesmo se um determinado guest post tem trazido acesso ao site.

Estar em primeiro lugar no Google para uma determinada palavra-chave não quer dizer nada. O rank não é o objetivo final, mas apenas um indicador externo que deve ser comparado e mensurado com alguns outros componentes de Marketing Digital, e a partir daí saberá o CTR de suas campanhas.

 

4 – Volume de Cliques
Essa métrica é fundamental para quem está trabalhando com SEO. Todos os esforços são canalizados para essa métrica. Os cliques devem ser orgânicos nesse quesito.
A proporção da frequência com que as pessoas que visualizam o seu anúncio também clicam nele. É possível usar a taxa de cliques (CTR) para avaliar o desempenho das suas palavras-chaves e dos seus anúncios.

A CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido (cliques ÷ impressões = (resultado x 100) = CTR). Por exemplo, se você tivesse cinco cliques e mil impressões sua CTR seria de 0,5%.

 

Medir o ROI do Marketing de Conteúdo

Antes de mais nada você deve se perguntar: por que mensurar o Marketing de Conteúdo?
Assim como todas as linhas de frente do Marketing Digital é importante saber se o seu conteúdo está sendo lido pelo seu Target, depois de ter feito uma pesquisa de marketing digital apropriada.
Outro fator importante é a qualidade do seu conteúdo fazendo com que o mesmo receba bons backlinks de retorno, aumentando o PA e DA (Métricas criadas pelo MOZ) para acompanhamento de autoridade WEB.
Vamos supor que sua empresa queira gerar 10k de leads em um ano de estratégia de Marketing de Conteúdo. Para isso, necessitamos do valor investido no Marketing de Conteúdo.
Hipoteticamente para cada 25 contatos “quentes” que chegam até sua equipe comercial, somente 1 converte em cliente, visto que cada cliente desse canal gera uma receita de R$-200 reais. Com isso, dividimos a sua receita média ou Ticket médio pela quantidade de leads suficientes para uma venda, chegando a um valor aproximado de R$-5 reais por lead com retorno de R$-100 reais.

E aí,  vale a pena?

 

Medir o ROI de redes sociais

Antes mesmo de pensar nas ferramentas que vamos utilizar,  precisamos saber se o conteúdo compartilhado nas redes é mensurável, saber o que se quer de dados, se é brand, engajamento, visitas para o site ou uma landing page. Em muitas redes sociais como o Facebook e Linkedin é possível ter uma visão clara do desempenho de suas ações implementadas, mas para ser mais preciso é importante utilizar algumas ferramentas que auxiliarão no processo de tabulação de dados. A gestão de redes sociais de uma empresa deve ser clara e objetiva para não cair na mesmice – quero ter um monte de curtida!
Ferramentas para análise de redes sociais
Fanpage Karma – Ferramenta online destinada à análise de mídias sociais e monitoramento de fanpages de empresas e influenciadores digitais. Fundamental para saber se o seu nicho está engajado com seus conteúdos. Com essas métricas fica mais fácil determinar qual linha editorial seguir com sua fanpage
SCUP – Ferramenta de monitoramento de redes sociais, que foi criada pela Direct Labs. Assim como as demais ferramentas de redes sociais, a SCUP tem como função analisar menções de uma empresa ou pessoa a fim de saber o que se anda dizendo sobre elas (empresa ou pessoa).
Essas ferramentas são as que nós, da Inside Digital, utilizamos e conseguimos extrair dados importantes para fazer o cálculo de quais  posts estão trazendo mais engajamento, quais são as matérias que mais viralizaram e, principalmente, qual dessas linhas de frente nos trouxeram conversões.
Benefícios em mensurar ações de Social Media
  • Evita tempo desnecessário em ações que não geram engajamento.
  • Aprende a administrar os recursos de forma reduzida e otimizada.
  • Comprova qual canal está gerando mais receita de fato.
  • Ser qualificado em atingir seu target.

Conclusão

Como vimos é muito importante que se mensure todas as ações a serem feitas em Marketing Digital, sendo qualquer linha de frente da SEM. Muitos fatores influenciam no sucesso de uma campanha de Marketing Digital. Essas KPIs vão variar de acordo com a necessidade da empresa em questão, pois todos querem e necessitam de conversão e isso deve ser a métrica fundamental pela qual o Marketing Digital traz o real retorno para a empresa. Métricas adjacentes servem para saber se o caminho tomado está correto ou quais os ajustes a serem feitos para que se obtenha o melhor proveito das ações aplicadas.

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