Veja o que é e como funciona Inbound Marketing para advogados!

O Inbound Marketing para Advogados é uma das principais estratégias do marketing jurídico que o seu escritório pode colocar em prática a fim de atrair novos visitantes para a sua página e convertê-los em novos clientes. Você não sabe ainda o que é Inbound Marketing? Não se preocupe! Neste artigo especial explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esse tema.

Antes de entender o que é Inbound Marketing, como ele atua e para que serve, é importante ressaltar que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possui uma extensa série de regras em relação à divulgação de serviços jurídicos no seu Código de Ética e Disciplina, ou seja, é importante estar atento às recomendações da entidade para utilizar essa eficiente estratégia de marketing corretamente.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é também conhecido como “marketing de atração”. Como o próprio nome diz, ela é uma estratégia de marketing para atrair potenciais clientes para o seu negócio.

Essa estratégia consiste na produção de conteúdos qualificados em diversos tipos de mídia, como blogs, redes sociais, vídeos, e-books, podcasts, entre outros tipos de materiais para criar um relacionamento com a sua audiência, ao mesmo tempo em que atrai novos visitantes.

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Assim, seus conteúdos ficam disponíveis para pessoas interessadas nesse tema e que buscam informações em mecanismos de busca, como o Google, Yahoo e Bing, ou nas redes sociais, como Facebook, YouTube e Instagram.

Essa estratégia é muito eficiente pois a produção de conteúdo não é generalizada, mas sim destinada a um público-alvo muito específico, que busca por um suporte de um profissional. No momento em que ele se sente ajudado com as informações disponíveis por você na internet, identificando-se com ele, essa estratégia tende a reconhecer a sua marca como uma autoridade naquele tema.

Isso fortalece o relacionamento entre o seu escritório e a audiência, criando uma proximidade e aumentando as chances dos seus serviços serem escolhidos para resolver a sua dor. Afinal, temos a tendência de fazer negócios com uma marca que já conhecemos e que transmite credibilidade e experiência naquilo que buscamos.

Dessa forma, como podemos observar, o Inbound Marketing faz com que o cliente busque o seu negócio, e não o inverso, como pode ocorrer em outras estratégias de marketing.

Como funciona o Inbound Marketing para Advogados?

Como mencionamos anteriormente, os advogados precisam ficar atentos às recomendações da OAB sobre as estratégias de divulgação de serviços. Conforme o Código de Ética e Disciplina da entidade e com o Provimento 205/2021, a publicidade na advocacia deve ser “meramente informativa e primar pela discrição e sobriedade, sem configurar captação de clientela ou a mercantilização da profissão“.

Com isso, todas as produções de conteúdo, desde envios de e-mails até publicações no blog do seu site jurídico, devem seguir essa recomendação. Ou seja, para que um Inbound Marketing para advogados seja eficiente e ético, deve ser totalmente informativo com conteúdo de valor e útil para a sua audiência.

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Além disso, é importante ficar atento também às expressões e ilustrações que são escolhidas, pois elas devem ser discretas, sem cores vibrantes e chamativas, e jamais tratar o leitor como cliente. Expressões como “contrate agora” e “não perca essa chance” não devem ser utilizadas, sob nenhuma hipótese, já que mercantilizam a advocacia, o que é expressamente proibido pela OAB.

Também são proibidas práticas, como:

. fazer referência a valores de honorários, formas de pagamento, gratuidades ou descontos, direta ou indiretamente;

. divulgar informações que possam induzir o leitor a erro ou causar-lhe algum dano;

. mencionar especializações sem ter os devidos títulos certificados;

. utilizar expressões persuasivas que sejam de autoengrandecimento ou de comparação;

. incitar o litígio;

. fazer promessas de resultados.

Os 3 pilares do Inbound Marketing para Advogados

O Inbound Marketing para Advogados possui três pilares para que seja eficiente e facilite a conexão entre o seu escritório e o seu público-alvo. Confira quais são a seguir!

1. Produção de conteúdo

Como mencionamos anteriormente, o Inbound Marketing está sustentado na produção de conteúdo de valor, que seja útil e de interesse do seu público-alvo. Ele deve ser um conteúdo especializado focado em uma audiência específica para gerar identificação com o leitor.

Utilize uma linguagem simples, acessível, amigável e objetiva. Evite termos técnicos! Além disso, construa uma identidade visual bonita e que crie harmonia com a sua linha de produção de conteúdo.

2. SEO (Search Engine Optimization)

Os blogs estão cada vez mais ganhando espaço na internet, sobretudo na hora que as pessoas buscam por informações qualificadas a fim de sanarem suas dúvidas. A produção de conteúdo de valor para um blog em seu site aumentará as chances do seu escritório ser encontrado por um potencial cliente a partir de uma simples pesquisa em um mecanismo de busca como o Google.

No entanto, para que o seu conteúdo seja encontrado, ele deve estar bem posicionado nesses mecanismos de busca. Daí, a importância de utilizar o SEO a seu favor. Para isso, defina uma boa palavra-chave, escreva um título atrativo e desenvolva uma boa estrutura de conteúdo.

Conheça outras técnicas que também são importantes no SEO:

. Estruturação do texto em headings (títulos e subtítulos);

. Utilização de links internos e externos;

. Definição do Title tag e Metadescrição;

. Imagens otimizadas com tamanho e formato adequados, e texto alternativo definido.

3. Redes sociais

Além do blog, é muito importante que o seu escritório esteja bem posicionado nas redes sociais. Afinal, o seu potencial cliente está lá todos os dias, e isso é fundamental para que você distribua os seus conteúdos nesses canais também.

O seu escritório ainda não tem um site?

Para poder utilizar as principais estratégias de Inbound Marketing você vai precisar ter um site jurídico para direcionar o seu público a conhecer a sua empresa e procurar pelos seus serviços. Nele, você poderá adicionar uma página de blog, desenvolver landing pages, entre outras funcionalidades importantes.

Para contar com um bom site para a sua empresa, você pode entrar em contato com a Inside Digital – uma empresa focada na criação de páginas que convertem na internet e que já tem ampla experiência no mercado, inclusive no segmento jurídico.

Na Inside Digital você também poderá contar com os serviços de Inbound Marketing, entre outras estratégias do Marketing Digital, como gestão de redes sociais, tráfego pago, criação de landing pages e muito mais. Trata-se de uma agência especializada em Marketing Digital que conta com profissionais qualificados e com resultados comprovados da eficiência do trabalho desenvolvido para cada cliente.

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